quarta-feira, 31 de outubro de 2012

MOSTRA HQ: QUADRINHOS NA TRASH


 Em tempos de internet, games, youtube, DVDs piratas e compartilhamento de arquivos, o cinema blockbuster tem uma de suas principais âncoras na mais marginalizada das linguagens artísticas: as histórias em quadrinhos. Se buscarmos as maiores bilheterias da última década, com certeza veremos a preponderância de super-herois e outros derivados dos gibis. O que a TRASH – 6ª Mostra Goiana de Filmes Independentes tem a ver com isso? Com cinema blockbuster, absolutamente nada. Mas com a MOSTRA HQ, a TRASH oferece seu olhar enviesado ao tema. São documentários, adaptações em live action e animações espalhadas em duas sessões.

Sábado, dia 03 de novembro, às 14h, a MOSTRA HQ parte I exibe Ao mestre com carinho, documentário em longa metragem abordando vida e obra do lendário editor e quadrinista Rodolfo Zalla, dirigido por outro quadrinista, o hilário Márcio Baraldi. Na sequência, Fim, adaptação de HQ original do(a) genial Laerte Coutinho, seguida de A cauda do dinossauro, primeira incursão de Angeli como roteirista no universo dos curtas-metragens. Finalizando a sessão, O ogro, premiada adaptação em desenho animado de um clássico do mestre das HQs de terror, Julio Shimamoto.

A MOSTRA HQ parte II começa às 15h do domingo com o documentário O samurai de Curitiba, que explora a vida do saudoso Cláudio Seto, autor e editor responsável por momentos fundamentais na história dos quadrinhos brasileiros. Em seguida, outra adaptação de Laerte, A noite dos palhaços mudos. Midia Training adapta para animação a HQ homônima do gaúcho Eloar Guazzelli. Angeli 24 horas e Vestido de Laerte são dois premiadíssimos curtas acerca destes pilares do cartum brazuca. O longa documentário Malditos Cartunistas (que acaba de virar série no Canal Brasil) encerra com chave de ouro a mostra, exibindo um amplo, ácido e hilariante panorama do humor gráfico brasileiro.

Angeli 24horas. Dir Beth Formaggini. Doc. 25 min. RJ. 2010
Vestido de Laerte. Dir. Claudia Priscilla e Pedro Marques. Fic. 13 min. SP. 2012
A Cauda do Dinossauro. Dir. Francisco Garcia. Fic. 17 min. SP. 2007  
A Noite dos Palhaços Mudos. Dir. Juliano Luccas. Ani. 15 min. SP. 2012    
Fim. Dir. Marcelo Mesquita e Peppe Siffredi. Fic. 15 min. SP. 2012
Ao Mestre com Carinho. Dir. Márcio Baraldi. Doc. 1h 12 min. SP. 2012
Midia Training. Dir. Eloar Guazzelli e Rodrigo Silveira. Ani. 12 min. SP. 2011
O Samurai de Curitiba. Dir. Rober Machado e José Padilha. Doc. 20 min. PR. 2011.    
O Ogro. Dir. Márcio Júnior e Márcia Deretti. Ani. 8 min. GO. 2011
Malditos Cartunistas. Dir Daniel Garcia e Daniel Paiva. Doc. 1h 33min. RJ. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário